Arte Europa República Tcheca Viagem

Galerias de fotografia para visitar em Praga

Fotos: Natalia Valle

Se tem uma coisa que gosto de fazer quando viajo é ver um pouquinho da produção artística do local. Tento sempre reservar um tempo para isso, nem que seja uma visita rápida. Eu sei que a maioria das pessoas preferem os grandes museus, por motivos óbvios, mas é sempre bom lembrar que também há uma infinidade de opções menores e incríveis não só com exposições de artistas consagrados mas também da galera mais jovem.

Quando estive em Praga no fim do ano incluí duas galerias de fotografia em meu roteiro, mas ao chegar descobri que a cidade tem tantas opções que fui embora com a sensação de que podia ter visto mais. Hoje vou indicar as duas que visitei mas se você está indo para Praga e gostaria de conhecer mais, não só de fotografia, mas pintura, escultura e outras expressões, minha dica é visitar o site da ArtMap antes de fechar o seu roteiro. Ele é bem completo, por lá você encontra uma lista atualizada das exposições que estão acontecendo no momento.

Nikon Photo Gallery
A galeria da Nikon é bem espaçosa. Eu peguei a exposição Testimony do fotojornalista americano Ron Haviv que faz um trabalho impactante registrando as dores do mundo: violência, desastres naturais, conflitos, crueldades em geral e o que isso causa na vida das pessoas. Não é nada leve, eu sei, mas o trabalho dele estoura a sua bolha pessoal e te faz refletir, além de ter uma importância significativa. Nos últimos trinta anos ele atuou em mais de cem países e suas fotos afetaram não só a opinião pública, como também processos judiciais e ações políticas.

Se você estiver com o tempo de viagem curto e precisar escolher apenas uma galeria, recomendo que seja esta. Ela funciona de terça a domingo, das 12h às 19h e a entrada é gratuita. Endereço: Újezd 19 – Malá Strana + www.nikonphotogallery.cz

Leica Gallery
A galeria da Leica é menor mas tem uma vantagem: ela prioriza a produção dos artistas tchecos e eslovacos. Ela também abriga um café simpático logo na entrada. Quando visitei, era o trabalho do eslovaco Anton Podstraský que estava exposto. Ele era documentarista freelancer e atuou bastante nos anos 50 e 60, mas sua obra só se tornou conhecida do público geral mais recentemente. As fotos dele retratam a decadência da existência humana e eu acho bem complicado você encontrar beleza em algo tão ruim mas a arte sempre faz isso de uma forma incrível. Ele conseguiu capturar uma tristeza extremamente linda.

O ingresso para visitar as exposições da Leica custa em torno de R$ 11 (70 coroas) – crianças e jornalistas não pagam. Funciona de segunda a sexta de 10h às 20h e aos finais de semana e feriados de 14h às 20h. Endereço: Školská 28 + www.lgp.cz

You Might Also Like

5 comentários

  • Reply
    Juliana
    4 de abril de 2016 at 9:38

    Excelente post. Adorei as duas galerias e as exposições que você foi são do estilo que eu gosto. Esse tipo é o meu favorito e fiquei encantada com as fotos, principalmente da Leica Gallery. Quem sabe um dia eu consigo ir? <3

    Beijos!

  • Reply
    Flavia
    4 de abril de 2016 at 10:40

    Gente, que exposições show! Fiquei babando aqui de vontade de ver de pertinho! Fotos me encantam, fico horas admirando!

    Amei demais sua dica!

    Bjss

  • Reply
    Alessandra
    4 de abril de 2016 at 11:45

    Nossa! Galerias de fotografias menores são minhas favoritas! Sempre tem algo inspirador :)
    Espero conseguir ir pra Praga um dia!

  • Reply
    Fê Gonçalves
    4 de abril de 2016 at 14:05

    Que show, Nati, que lugares bacanas, também curto fazer essas visitas. Espero um dia ter a oportunidade de conhecer Praga! Um beijo e boa semana!

  • Reply
    Luana Mester Cavalcante
    5 de abril de 2016 at 1:15

    Espero um dia conhecer de perto.
    Beijos

  • Deixe um comentário