Europa República Tcheca Viagem

Karlovy Vary: Museu da Becherovka

Fotos: Natalia Valle

Eu ainda tenho uma porção de dicas no roteiro de Praga para compartilhar com vocês, mas queria fazer uma pausa para falar de Karlovy Vary, uma cidadezinha super charmosa que fica muito próxima da capital. A primeira dica é: não faça daytrip. Tire pelo menos dois dias para conhecer a cidade, caso contrário você irá embora um pouco frustrada como eu fui. Como ela é bem pequena, a gente tem a impressão de que um dia é suficiente, mas o “problema” é que a cidade é completamente encantadora, cada esquina guarda algo especial. Acredite, você vai querer ver cada centímetro, tirar trocentas mil fotos e visitar sem pressa.

Para quem vai de Praga, há diversos ônibus saindo todos os dias e a viagem leva cerca de 2h30. A cidade é tão fofinha que serviu de inspiração para o filme O Grande Hotel Budapeste. O diretor Wes Anderson viajou pelo leste europeu e contou que de todas as cidades que ele passou, Karlovy Vary foi a mais importante para fechar a identidade visual do filme. No livro dos bastidores (eu comprei aqui), ele conta que a cidade de Nebelsbad é a versão dele para Karlovy Vary. E quem não reconhece a estátua? A equipe de design criou uma versão da jelení skok, estátua de um cervo feita em 1804, localizada na cidade – eu não resisti e levei uma miniatura para casa.

Nossa primeira parada por lá foi no Museu da Becherovka, também conhecido como Jan Becher Museum, que fica bem na entrada da cidade. Para quem nunca ouviu falar da bebida, trata-se do licor mais famoso da República Tcheca. Ele é produzido em Karlovy Vary e leva sementes de anis, canela e em torno de 32 ervas (a receita, claro, é super secreta). Uma curiosidade é que originalmente ele foi feito para ser um remédio, em 1807, com elementos 100% naturais e sem conservantes químicos. Hoje em dia ele é servido como um digestivo com as mesmas propriedades. Infelizmente não está à venda no Brasil, então aproveitamos para voltar com algumas garrafas na mala – quem liga para o excesso de peso nessas horas? Também há versões em miniatura para presentear.

O museu é com visita guiada em inglês (tem a cada 30 min) e não há necessidade de comprar o ingresso com antecedência. O tour conta a história da bebida e fala um pouco sobre o seu processo de fabricação. Ao final é oferecida uma degustação de 3 tipos do licor. Provamos o Tradicional mas de um modo diferente, servido como uma espécie de chá: a becherovka é misturada com água quente, uma fatia de limão, uma colher de mel e um pouco de açúcar. Fica uma delícia e é uma ótima versão para quem curte a bebida mais leve. Eu amei!

Depois foi a vez da Lemond que tem o gosto um pouco mais cítrico e é ótima para fazer drinks. Por fim, a Cordial, com aroma doce e adição de vinho branco. O passeio vale super a pena e do lado de fora do museu há a loja oficial com todas as opções do licor. Recentemente eles lançaram a Becherovka Ice & Fire, uma versão mais forte com toque de menta. No próximo post vou mostrar um lugar gostoso para almoçar em Karlovy Vary.

Museu da Becherovka – Jan Becher Museum
Masaryka 57, Karlovy Vary
Ingresso: 120 coroas (em torno de 18 reais)
Todos os dias, de 09h às 17h
www.becherovka.com

You Might Also Like

5 comentários

  • Reply
    Alessandra
    19 de abril de 2016 at 11:24

    Que fotos lindas! Nunca tinha ouvido falar de Karlovy Vary, parece charmosíssima mesmo! Sou apaixonada pelo Grande Hotel Budapeste <3
    Super beijo,

    Mess.

  • Reply
    Marcella
    19 de abril de 2016 at 14:41

    Ai que delícia, me deu saudade. Quando fui a Praga não visitei o museu, preciso voltar!

    bjs Má

  • Reply
    Flavia
    19 de abril de 2016 at 15:03

    Gente, que maravilha de cidade! Eu também não resistiria em trazer uma miniatura do cervo, é muito fofooo!

    Bjss

  • Reply
    Wanessa
    19 de abril de 2016 at 15:36

    Ta aí um lugar que eu sonho em conhecer! A luz deve ser ótima pra fotografar <3
    bjoka

  • Reply
    Fê Gonçalves
    19 de abril de 2016 at 21:18

    Que lugar encantador, Nati, quero conhecer um dia!! Um beijo

  • Deixe um comentário