
Fotos: Natalia Valle
Existe algo de muito carinhoso em alguém que lhe faz panquecas, concordam? Apesar de ser um prato comum e caseiro, ele requer um esforço extra e portanto um amor extra. É preciso fazer a massa, o recheio, molho, picar cebola, alho, salsinha, gratinar. Acontece que às vezes não levamos tudo isso em conta ao agradecermos por uma refeição e a panqueca é ainda menos estimada. Quando faço ou como uma, considero todo esse amor e carinho e recomendo que façam o mesmo – a comida fica ainda mais saborosa.
Hoje a minha receita não é de panqueca comum como as nossas avós fazem, ela é mais simples e não precisa lavar tantos pratos e panelas. Essa panqueca de doce de leite com damasco vai ter espaço especial no seu coração.

Panqueca de doce de leite
com damasco e chantilly
- 1 ½ xícara de leite
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- 3 ovos
- 50g de manteiga derretida
Ingredientes da massa
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes. Aqueça bem uma frigideira (eu uso a tefal).
Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de manteiga na superfície.
Coloque uma concha de massa e espalhe. Esquente bem dos dois lados.
Esse primeiro passo você pode usar para qualquer panqueca.
-
Ingredientes do recheio
- 100g de damasco picado
- 8 castanhas do pará picadas
- 200g de doce de leite
- 100ml de creme de leite fresco batido em chantilly
Modo de preparo
Faça uma pasta com todos os ingredientes (menos o creme de leite) e recheie as panquecas.
Sirva com o chantilly. Se não quiser usar o chantilly, peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.
Rendimento: 6 panquecas
4 comentários
Anne
20 de abril de 2016 at 13:54Que lindas ficaram! Com toda cara de que é uma delícia! =)
Amo panquecas e amo damasco, vou guardar o post aqui nos favoritos pra fazer.
Beijo
mary micucci
21 de abril de 2016 at 11:33Nossa, que lindas. Quero uma, hahahahaha.
bjs
Camila Faria
21 de abril de 2016 at 19:33Ai, que saudade de panquecas doces! Tem tanto tempo que eu não como uma. Demais essa receita!
Adriana Leandro
21 de abril de 2016 at 21:24Como nunca pensei nisso antes. Preciso experimentar panqueca com doce de leite. Bjus!