
Fotos: Natalia Valle
Os livros além de serem ótimos companheiros também nos ajudam a viajar sem sair do lugar. Cada pessoa é um mundo completamente diferente da outra e poder absorver um pouquinho de cada através da leitura é uma sorte. Aqui no Gulab tem uma porção de dicas do que fazer em cada destino, hoje a dica é do que ler no caminho. Que tal trocar o guia de turismo por textos inspiradores que vão melhorar sua experiência durante a viagem?
Um lugar na janela: Relatos de viagem
Neste livro, a cronista Martha Medeiros divide suas experiências e memórias com aquele jeito leve e inspirador que já conhecemos. O bacana dele é que conta viagens que ela fez em diferentes épocas da vida – desde os 20 poucos e sem dinheiro até as viagens mais recentes, já estruturada. Acompanhada ou sozinha, ela mostra que o que a gente leva de mais importante de cada viagem são as recordações. Ao terminar de ler, dá vontade de pegar a mala e ir criar novas memórias mundo afora ou aqui mesmo do lado de casa.
“Aliás, esse espírito desbravador funciona inclusive na cidade em que se mora. É ele que faz com que não fiquemos confinados sempre no mesmo bairro, é ele que nos estimula a conviver com pessoas diferentes, é ele que nos ajuda a perceber detalhes nunca antes vistos nas ruas por onde passamos todos os dias.”

Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio
O livro mostra lugares que talvez nem passe pela sua cabeça visitar nas férias, daqueles para sair da sua zona de conforto. A jornalista Talita Ribeiro viajou pelo Oriente Médio em novembro de 2015 e voltou com muitas histórias e experiências. Ela visitou refugiados que foram afetados pelo Estado Islâmico e pelos conflitos na Síria e reuniu esta vivência em uma série de crônicas. Mas apesar de apresentar histórias sofridas, o livro não é focado na tristeza, os textos trazem esperança e fé segundo a própria autora. O mais bacana é que o lucro da venda do livro é enviado diretamente para projetos sociais da Jordânia e Iraque.
“A brisa do mar mediterrâneo beija os pescadores na ponte, enquanto a tarde cai linda sobre as casas, igrejas, escolas e mesquitas. A noite, vendo as fotos do dia, respiro aliviada ao perceber que meu olhar continua sensível à beleza, mesmo quando meu coração, quebrantado com toda tristeza que não está nos cartões postais, me faz olhar para os lados e enxergar além.”

A Arte de Viajar
Esse livro é uma deliciosa viagem e um dos mais recomendados na área. Não são relatos nem dicas, mas sim reflexões. O escritor Alain de Botton fala de uma forma bem filosófica sobre o ato de viajar em si, sobre as nossas motivações. O livro é dividido em cinco partes (partida, motivos, paisagens, arte, retorno), onde o leitor é levado a refletir sobre os destinos escolhidos, a sua capacidade de observação, o que aprendemos quando viajamos, entre muitos outros fatores que enriquecem a nossa sensibilidade.
“Se nossas vidas são dominadas pela busca da felicidade, talvez poucas atividades revelem tanto a respeito da dinâmica desse anseio — com toda a sua empolgação e seus paradoxos — quanto o ato de viajar. Ainda que de maneira desarticulada, ele expressa um entendimento de como a vida poderia ser fora das limitações do trabalho e da luta pela sobrevivência. Mas raramente se considera que as viagens apresentem problemas filosóficos — ou seja, questões convidando à reflexão além do nível prático. Somos inundados por recomendações sobre os lugares para onde viajar, mas pouco ouvimos sobre como e por que deveríamos ir.”
9 comentários
Livia
27 de junho de 2016 at 10:36super boas indicações!!! eu que amo ler e viajar preciso ler mais relatos de viagem e coisas do tipo
Fê Gonçalves
27 de junho de 2016 at 12:54Que delícia de livros, quem não ama viajar??? Adorei as dicas!! Um beijo e ótima semana!!!
Lorraine Faria
27 de junho de 2016 at 12:55tinha lido um pouco sobre esse de refugiados no blog da Kat (outroblog) e me tocou profundamente! os outros não conhecia, vou procurar ler mais!!! beeeijos :*
priscilla barreto
27 de junho de 2016 at 17:47Já li duas vez “Um lugar na Janela” e me identiquei com várias coisas do livro. Amo historias e livros que contem historias ou falem sobre viagens!
Ah meninas! que tal compartilhar algumas receitinhas de sopa para esse frio, hein? rs
Bjo grande
Pri
Natalia
27 de junho de 2016 at 20:21É muito bom, né? Eu também adoro esse livro, Pri.
Tem uma seção só de sopas e cremes aqui no blog, você já viu?
Vamos fazer novas em breve :)
Beijos!
Adriana Leandro
27 de junho de 2016 at 23:43Ótimas indicações. Dá pra ir lendo enquanto a viagem está sendo planejada. Bjus!
Fran Oliveira
28 de junho de 2016 at 0:32Achei bem interessante essas indicações. Aliás, ainda não li nenhum livro nesse tema, gostei muito desse da Martha Medeiros, já quero! *-*
Beijos
Isadora
28 de junho de 2016 at 2:29Gostei das indicações e estou encantada com o seu blog!
Stephanie Ferreira
10 de julho de 2016 at 17:13Todas as dicas anotadas! Eu amo a sensação que a leitura trás de nos levar para outros lugares sem sair de casa <3