Clube do Livro Dicas de viagem

Dica de livros para viajar sem sair do lugar

Fotos: Natalia Valle

Os livros além de serem ótimos companheiros também nos ajudam a viajar sem sair do lugar. Cada pessoa é um mundo completamente diferente da outra e poder absorver um pouquinho de cada através da leitura é uma sorte. Aqui no Gulab tem uma porção de dicas do que fazer em cada destino, hoje a dica é do que ler no caminho. Que tal trocar o guia de turismo por textos inspiradores que vão melhorar sua experiência durante a viagem?

Um lugar na janela: Relatos de viagem

Neste livro, a cronista Martha Medeiros divide suas experiências e memórias com aquele jeito leve e inspirador que já conhecemos. O bacana dele é que conta viagens que ela fez em diferentes épocas da vida – desde os 20 poucos e sem dinheiro até as viagens mais recentes, já estruturada. Acompanhada ou sozinha, ela mostra que o que a gente leva de mais importante de cada viagem são as recordações. Ao terminar de ler, dá vontade de pegar a mala e ir criar novas memórias mundo afora ou aqui mesmo do lado de casa.

“Aliás, esse espírito desbravador funciona inclusive na cidade em que se mora. É ele que faz com que não fiquemos confinados sempre no mesmo bairro, é ele que nos estimula a conviver com pessoas diferentes, é ele que nos ajuda a perceber detalhes nunca antes vistos nas ruas por onde passamos todos os dias.”

Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

O livro mostra lugares que talvez nem passe pela sua cabeça visitar nas férias, daqueles para sair da sua zona de conforto. A jornalista Talita Ribeiro viajou pelo Oriente Médio em novembro de 2015 e voltou com muitas histórias e experiências. Ela visitou refugiados que foram afetados pelo Estado Islâmico e pelos conflitos na Síria e reuniu esta vivência em uma série de crônicas. Mas apesar de apresentar histórias sofridas, o livro não é focado na tristeza, os textos trazem esperança e fé segundo a própria autora. O mais bacana é que o lucro da venda do livro é enviado diretamente para projetos sociais da Jordânia e Iraque.

“A brisa do mar mediterrâneo beija os pescadores na ponte, enquanto a tarde cai linda sobre as casas, igrejas, escolas e mesquitas. A noite, vendo as fotos do dia, respiro aliviada ao perceber que meu olhar continua sensível à beleza, mesmo quando meu coração, quebrantado com toda tristeza que não está nos cartões postais, me faz olhar para os lados e enxergar além.”

A Arte de Viajar

Esse livro é uma deliciosa viagem e um dos mais recomendados na área. Não são relatos nem dicas, mas sim reflexões. O escritor Alain de Botton fala de uma forma bem filosófica sobre o ato de viajar em si, sobre as nossas motivações. O livro é dividido em cinco partes (partida, motivos, paisagens, arte, retorno), onde o leitor é levado a refletir sobre os destinos escolhidos, a sua capacidade de observação, o que aprendemos quando viajamos, entre muitos outros fatores que enriquecem a nossa sensibilidade.

“Se nossas vidas são dominadas pela busca da felicidade, talvez poucas atividades revelem tanto a respeito da dinâmica desse anseio — com toda a sua empolgação e seus paradoxos — quanto o ato de viajar. Ainda que de maneira desarticulada, ele expressa um entendimento de como a vida poderia ser fora das limitações do trabalho e da luta pela sobrevivência. Mas raramente se considera que as viagens apresentem problemas filosóficos — ou seja, questões convidando à reflexão além do nível prático. Somos inundados por recomendações sobre os lugares para onde viajar, mas pouco ouvimos sobre como e por que deveríamos ir.”

You Might Also Like

9 comentários

  • Reply
    Livia
    27 de junho de 2016 at 10:36

    super boas indicações!!! eu que amo ler e viajar preciso ler mais relatos de viagem e coisas do tipo

  • Reply
    Fê Gonçalves
    27 de junho de 2016 at 12:54

    Que delícia de livros, quem não ama viajar??? Adorei as dicas!! Um beijo e ótima semana!!!

  • Reply
    Lorraine Faria
    27 de junho de 2016 at 12:55

    tinha lido um pouco sobre esse de refugiados no blog da Kat (outroblog) e me tocou profundamente! os outros não conhecia, vou procurar ler mais!!! beeeijos :*

  • Reply
    priscilla barreto
    27 de junho de 2016 at 17:47

    Já li duas vez “Um lugar na Janela” e me identiquei com várias coisas do livro. Amo historias e livros que contem historias ou falem sobre viagens!

    Ah meninas! que tal compartilhar algumas receitinhas de sopa para esse frio, hein? rs

    Bjo grande
    Pri

    • Reply
      Natalia
      27 de junho de 2016 at 20:21

      É muito bom, né? Eu também adoro esse livro, Pri.
      Tem uma seção só de sopas e cremes aqui no blog, você já viu?
      Vamos fazer novas em breve :)
      Beijos!

  • Reply
    Adriana Leandro
    27 de junho de 2016 at 23:43

    Ótimas indicações. Dá pra ir lendo enquanto a viagem está sendo planejada. Bjus!

  • Reply
    Fran Oliveira
    28 de junho de 2016 at 0:32

    Achei bem interessante essas indicações. Aliás, ainda não li nenhum livro nesse tema, gostei muito desse da Martha Medeiros, já quero! *-*
    Beijos

  • Reply
    Isadora
    28 de junho de 2016 at 2:29

    Gostei das indicações e estou encantada com o seu blog!

  • Reply
    Stephanie Ferreira
    10 de julho de 2016 at 17:13

    Todas as dicas anotadas! Eu amo a sensação que a leitura trás de nos levar para outros lugares sem sair de casa <3

  • Deixe um comentário