
Fotos: Flavia Peroba
De todas as estradas que percorri infelizmente somente uma me levou até Roma, mas certamente foi um dos destinos mais felizes. Pena que tive pouco tempo, pois logo depois já estava caindo na estrada novamente. Como eram apenas dois dias, precisei organizar um roteiro complexo e corrido. Como deu muito certo pra mim, hoje quero dividir com vocês minha experiência caso alguém se encontre na mesma situação.
Dicas importantes para quem tem pouco tempo na cidade
1. Comece seus dias cedo! Roma tem muitas coisas para ver e o sistema de transporte não é perfeito, então você vai precisar usar o máximo de horas do dia. 2. Se você gosta de visitar museus e sítios arqueológicos compre um Roma Pass assim que chegar na cidade. Ele te dá direito a qualquer transporte (ônibus ou metrô) pelo período de 1, 3 ou 5 dias. E mais: duas entradas pulando fila. Atenção! Roma é uma cidade tomada por turistas, o que você puder adquirir de skip the line, pegue. Vai valer cada euro gasto.

Dia 01
• Passeios pela manhã
Com seu roma pass em mãos, pegue ônibus ou metrô para o Coliseu. Chegando cedo, você consegue evitar a lotação e ter fotos melhores. Vale muito a pena fazer o tour nos sítios arqueológicos para não passar horas tentando identificar cada pedra. Siga então para o Fórum de Roma – vá com um tênis confortável, é enorme e com muita subida. Próxima parada: Piazza Venezia. Lá você tem a opção de pegar um elevador panorâmico no Palazzo Vitoriano por 7 euros e ter uma visão geral da cidade. A vista é realmente incrível, vale a pena.
• Pausa para o almoço tardio
Após a manhã de passeio, recomendo com todas as minhas forças o restaurante La Cabana. É uma trattoria onde você vê o dono fechando as contas, a esposa dele supervisionando a cozinha e uns garçons que devem trabalhar lá desde que abriu. Foi uma das maiores e mais felizes surpresas da viagem. Eu ia seguir a dica de um amigo, do outro lado da cidade, mas a fome era muita e a ideia era economizar tempo. A melhor coisa que podia acontecer foi ter tropeçado neste restaurante. Endereço: Via del Mancino, 7/9
Recomendo a incrível flor da abobrinha recheada de mussarela de búfala e empanada e a berinjela (melanzane). Para o prato principal, uma massa deliciosa com sabor caseiro e molho simples mas impecável. O risoto de frutos do mar também é ótimo. O almoço com entrada, prato, sobremesa e café saiu por 42 euros.
• Finalizando o dia
Depois do almoço, siga para a Fontana di Trevi. Ela fica muito cheia, mas tenha calma que você vai conseguir um espaço para se encaixar. Depois dê uma volta pela Piazza di Spagna, tire muitas fotos, coma uma bela pizza e descanse bastante para o dia seguinte.

Dia 02
• Vaticano
Dedique o segundo dia ao Vaticano porque o lugar merece uma atenção especial. Mais uma vez, programe-se para comprar online o ticket e agendar hora. Há opção de skip the line por apenas 4 euros a mais, vale a pena. Preparado para andar? Comece pela Basílica de São Pedro que é linda. Siga para o Museu do Vaticano, cujo tour acaba na Capela Sistina onde você pode sentar (em meio a uma multidão) e ficar admirando o teto e paredes pintadas por Michelangelo. Parece pouco para um dia, mas o vaticano é imenso. Vale a pena dedicar o dia a ele. Cada canto do museu tem trocentas pinturas, você vai querer ver tudo com calma, é quase um louvre cristão.
• Roma by night
Eu escolhi esse dia para conhecer Roma de noite. Pegamos metrô para Fontana di Trevi e Coliseu – iluminados, é outra coisa. Perto do Coliseu você tem boas opções para jantar olhando para toda sua magnitude. Eu escolhi o restaurante Royal Art Cafe e achei um excelente custo benefício. Uma garrafa de vinho + uma boa massa matriciana (com bacon e pomodoro) + a melhor vista da cidade. Um programa para lembrar pelo resto da vida e uma ótima forma de se despedir da cidade. Endereço: Piazza del Colosseo, 1

Mais dicas na Itália
Neste post também há sugestões gastronômicas para quem vai visitar a Piazza Del Popolo e a Piazza Navona. Se você vai conhecer outras cidades além de Roma, não deixe de conferir todas as nossas dicas da Itália.
13 comentários
Claudia Hi
7 de novembro de 2016 at 10:10Acho lindo em especial a Fontana di Trevi, sempre vejo nos filmes e fico babando e imaginando se um dia conhecerei Roma. Mas antes eu gostaria de aprender a gostar de vinho haha
Julie
7 de novembro de 2016 at 11:36Adorei o seu post!
Visitei Roma alguns anos atrás e fiz esse roteiro em mais de dois dias, acredita? Hahaha
Beijos
Line Bernardo
7 de novembro de 2016 at 14:11Olá,
Vim retribuir sua visita, conhecer seu blog e adorei. Roma deve ser mesmo incrível, gostaria muito de conhecer.
Gostei muito do post com todas as dicas!
Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindas.
Bjs❤
Livia
8 de novembro de 2016 at 10:05ai que incrivel hein! eu tenho mt vontade de ir pra Italia (ta entre minhas proximas viagens com certeza), adorei ver esse roteiro de roma!
Fran Oliveira
8 de novembro de 2016 at 21:29Que sonho conhecer Roma! <3 Pela cultura, paisagem, arquitetura, e claro, pela gastronomia! *-* Gostei muito de todas as dicas, quem sabe um dia eu conheço esse lugar tão encantador! <3
Beijos
Isamara
10 de novembro de 2016 at 13:30Que incrível, tenho uma vontade enorme de conhecer Roma, adorei as dicas.
Beijos!
Natz Sodré
14 de novembro de 2016 at 16:10Que deliiiiiiicia de viagem! Você soube aproveitar MUITO seu pouco tempo em Roma, ameeei as dicas! Beijokas :)
Cristina Barbas
15 de novembro de 2016 at 10:39Oi, Flávia!
Que passeio maravilhoso!!! História e gastronomia… Adoro!!!
Abraços, Cris
Bel
17 de novembro de 2016 at 13:35Ai, amei o post e as dicas! Tenho tanta vontade de conhecer Roma e não esquecerei desse endereço do restaurante!
Beijos
Daniela Carvalho
17 de novembro de 2016 at 16:32Quando a viagem é curta, realmente a gente deve começar o dia bem cedinho pra poder aproveitar cada coisa bacana que possa ter no local.
Que sorte de poder ter viajado para Roma, pelas fotos parece ser um lugar belíssimo e cheio de histórias.
Jéssica
20 de novembro de 2016 at 20:37Ai que fotos maravilhosas, Roma deve ser linda, deve ser super romântica!
priscilla barreto
21 de novembro de 2016 at 18:31Preciso voltar para Roma com mais calma porque são tantos lugares bacanas para ver explorar…
Isso sem contar as ruas, e tantos cafés e restaurantes maravilhosos.
Como adoro parques e areas verdes, passei algumas horinhas na Villa Borghese além de dar uma caminhada da para ter uma vista bem bacana da cidade.
Bjs
Pri
Danielle S.
22 de novembro de 2016 at 17:04Que delícia de roteiro! Ótimo para quem tem pouco tempo pela cidade mesmo :) Achei maravilhosa essa foto do Coliseu a noite, fica ainda mais magnífico <3
Ainda não conheço a Itália, mas está nos meus planos :)
Beijo!