
Fotos: Mariana Teixeira
O Tacacá do Norte é um verdadeiro achado no Rio. É desse ambiente pequeno e simples que saem muitas pérolas da gastronomia paraense. A lanchonete fica perto da praia do Flamengo e é uma excelente dica seja para almoçar ou lanchar. Com o balcão sempre movimentado, o local oferece pratos deliciosos além de produtos e ingredientes trazidos do Pará como camarão seco, farinha, castanhas, entre outros.

O carro chefe da casa é o tacacá, que dá nome ao lugar. Para quem nunca provou, ele é um caldo de tucupi, goma, jambu e camarão servido em uma cuia. O caldo é acompanhado por um molho de pimenta de cheiro.

Outra boa pedida é a unha de caranguejo, uma espécie de coxinha com carne de caranguejo. Também recomendo a casquinha de caranguejo, que vem em uma porção super generosa e acompanhada de farinha.

Para beber, as opções de sucos são muitas. Escolhemos cupuaçu e taperebá, ambos são muito bons! As cervejas também são trazidas diretamente do Pará, como a Tijuca e as da Amazon Beer.

Entre as opções de sobremesa tem sorvete carimbó de castanha do pará com doce de cupuaçu e bombom de cupuaçu com castanha do pará. O açaí também é outro ponto alto da casa e tipicamente paraense, feito sem adição de xarope como vemos normalmente no Rio. Ele ainda pode ser incrementado com farinha ou tapioca.

O Tacacá do Norte também oferece pratos prontos congelados para levar para casa, como o famoso pato no tucupi. Seja para lanchar ou fazer compras, vale muito a pena a visita! Um detalhe importante: eles não aceitam cartão (nem crédito, nem débito).

• Tacacá do Norte
Faixa de preço dos pratos do post: R$ 8 a R$ 25
Rua Barão do Flamengo, 35
Flamengo, Rio de Janeiro
5 comentários
Ana Cecília
22 de junho de 2017 at 16:27Adoro a gastronomia paraense.
Exótica e riquíssima em sabores.
Visitarei.
Lala Ismerim
22 de junho de 2017 at 17:24Mesmo tendo morado em Manaus nunca comi Tacacá e aqui em Aracaju não se encontra essas coisas.
Masss coxinha de caranguejo e casquinha tem e amo!
Ta tudo com uma cara bem delícia. Chega deu fome. Hehehehe…
Beijo
Flávia
22 de junho de 2017 at 17:29Eita, que o Pará é perto do Maranhão e algumas coisas desse post a gente também tem aqui. Suco de taparebá eu tomo direto,mas aqui a gente chama de suco de cajá. Açaí com tapioca, aqui é juçara com tapioca! Adoro! Bom demais!
E também comemos casquinho de caranguejo,mas vem em porção bem menor aqui em São Luís… hehehehhe…
Amei esse post!
bjs
Lívia Madeira
23 de junho de 2017 at 9:40nossa, eu enlouqueço com essas sobremesas do norte com açai e cupuaçu, to babando no post, mt legal essa indicação pra quem é do Rio
Fê Gonçalves
23 de junho de 2017 at 11:18Conheci o Tacacá quando estive em Belém!!! :)