
Fotos: Natalia Valle
Quando eu ouvi falar da proposta do Sarumon, restaurante especializado em salmão, achei curioso e ousado. Afinal, já que a ideia é ter o mesmo peixe em todos os pratos, a cozinha precisaria ser bem criativa para não cair no lugar comum. Não deu outra, o restaurante tem um menu delicioso. São temperos, texturas e modos de preparo variados. A vontade é de provar tudo! Portanto recomendo que você vá com tempo para ter uma experiência completa, como fizemos. Além de uma ótima companhia para jogar conversa fora.

A casa fica no Itaim Bibi e funciona no sistema de rodízio, tanto no almoço quanto no jantar. O ambiente é lindo, com detalhes em madeira, parte da cozinha à mostra e plantas na parede. No cardápio há opções clássicas como o sunomono (um dos mais gostosos que já comi), ceviche, temakis e pratos como yakisoba e shimeji na manteiga.

O grande diferencial está nos sushis e enrolados especiais, as opções são muitas. Fica difícil resistir quando aquelas bandejas lindas e recheadas passam na sua frente. Entre os sushis, os meus preferidos foram o Barriga (o corte mais saboroso do salmão, servido com raspas de limão siciliano por cima) e o Brûlée, que é maçaricado com alho, cebolinha e gergelim. Já os enrolados, recomendo o Hot Couve (feito com salmão empanado, cream cheese e couve frita doce) e o Batera (com arroz temperado, salmão e ovas).

Não deixe de provar também o Carpaccio Trufado porque é maravilhoso. Ele é feito com azeite trufado, flor de sal e limão. Outra boa pedida para a entrada são os pasteis com recheio cremoso de salmão e shimeji. Eles são servidos em um tamanho pequeno perfeito para o rodízio já que a massa não pesa muito. No menu de pratos quentes há yakisoba, risoto oriental, salmão temperado com missô agridoce, espetinho, tempura, entre outros.

Para beber, o chá de hibisco com maracujá faz bastante sucesso entre os clientes. Além de gostoso, ele auxilia na digestão, o que é uma ótima opção em um restaurante onde você vai querer enfiar o pé na jaca. Eu também gostei demais da sangria deles, que na verdade é feita com sakê.

Se você estiver planejando uma viagem para São Paulo, sugiro incluir no seu roteiro gastronômico. E se você mora na cidade mas ainda não conhece o Sarumon, eu acabei de te fazer um lindo favor dando essa dica. De nada! ;)

• Sarumon
R$ 62 (almoço de seg a sex) | R$ 82 (finais de semana e jantar)
Rua Pedro Alvarenga, 365 – Itaim Bibi, São Paulo
www.sarumon.com.br
9 comentários
Pâmela da S. Lepletier
28 de julho de 2017 at 10:01Uma ótima dica de restaurante.
Fiquei desejando parece tudo uma delícia.
Beijos!
Natz Sodré
30 de julho de 2017 at 22:21Miga do céu, eu salivei com esse post, APENAS! AMO/SOU salmão e trabalho do lado do Itaim Bibi (trabalho no Jardim Europa), então fiquei beeeem interessada em dar um pulinho lá, de fato, experimentar aos poucos pra ter uma experiência completa.. Beijokas!
Adriana Leandro
31 de julho de 2017 at 1:40Já fiquei com fome só de ver as fotos. O lugar parece ótimo.
Beijinhos!
Patty Lye
31 de julho de 2017 at 2:01Lugar lindo mesmo! Decoração incrível, essa parede de plantas está maravilhosa!
Mas acredita que não como nadica do mar? Hehe sou japa falsa!
bjs
Fê Gonçalves
31 de julho de 2017 at 9:37Hummm fiquei na vontade de experimentar o Carpaccio Trufado… Beijos e boa semana!!
Janaína Santos
31 de julho de 2017 at 18:26Que lugar bacana adorei conhecer.
Beijos
Ana Cecília
5 de agosto de 2017 at 17:37Que pratos lindos !!
Stephanie Ferreira
9 de agosto de 2017 at 14:56Morri ):
Não consigo nem pensar, só sofrer imaginando a delícia que deve ser este restaurante pq eu amo muito peixes no geral <3
priscilla.b
11 de agosto de 2017 at 20:20Que lugar mais elegante e aconchegante!
Confesso que não sou muito de frutos do mar, um dos únicos peixes que gosto é Salmão.
Dica mais do que anotada!!
Bjs
Pri