Brasil São Paulo Viagem

Ryo Gastronomia: Culinária Kaiseki Ryori em São Paulo

Fotos: Rachel Belo

O Ryo não é um restaurante. Por mais clichê que possa parecer, o Ryo é uma experiência. Localizado no Itaim Bibi, ele é o único restaurante no Brasil especializado em Kaiseki Ryori, estilo de alimentação japonesa que consiste em uma espécie de menu-degustação. Trata-se de uma sequência de pratos extremamente elaborados que chegam à mesa em um tempo quase cronometrado e em porções menores do que estamos acostumados no nosso dia a dia.


Tchawanmushi Vegetariano: Flan de ovos, feito com dashi, cogumelos e brotos da estação

A quantidade é pensada dessa forma pois o estilo teria sido criado para alimentar fiéis que acabavam de sair de longos períodos de jejum e meditação. Não podendo, assim, consumir grandes quantidades em velocidade. Se você tem preconceito com porções pequenas, fique tranquilo. Os menus possuem até 9 pratos distribuídos em um bom ritmo e com excelente preparo. Você sai de lá totalmente satisfeito e pleno com a experiência!


Anchova chilena finalizada no forno a carvão, com purê de mandioquinha e chips de batata doce

A história por trás deste estilo de culinária está presente nos pratos pensados pelo chef Edson Yamashita. O cardápio, que muda a cada estação do ano, é um equilíbrio de textura, cor e montagem. Quando a comida chega à boca, você já está completamente apaixonado pelo desenho dela. E não é só o visual, o sabor faz jus a apresentação.

O ideal é conhecer o Ryo mediante reserva, a proposta deles é atender o público de forma personalizada. Ao entrar em contato com a casa, eles irão te apresentar o menu do dia e você terá a possibilidade de adequá-lo às suas preferências. No nosso caso, além do menu do dia de 9 pratos solicitamos também um vegetariano de 7 pratos. Uma das delícias vegetarianas servidas foi o Yasai Nikogori, que leva gelatina de dashi e legumes orgânicos da estação. Com carne ou sem, os menus beiram a perfeição!

Vale lembrar que a cada temporada o cardápio é repensado. As opções de peixe também são ajustadas aos melhores pescados da semana. Na ocasião provamos atum, pargo, cavalinha, serra, buri, entre outros.

O Misso, ensopado típico do norte do japão, é um dos destaques do cardápio de inverno. Ele é feito com camarão, mexilhão, peixe, alho poró, acelga, shitake, kafta de frango, banana da terra e macarrão. Delicioso! Para acompanhar, o restaurante conta com saquês dos mais variados. A carta de bebidas é assinada por Celso Ishiy. Recomendo provar o drink da casa, feito com saquê, maçã verde e wasabi.

Para fechar bem a noite, a nossa sobremesa representava o inverno japonês: mochi de abóbora servido quente sobre terra de cacau, creme de gengibre e frutas da estação. Lindo, né? Para mim, que não sou muito chegada em doces, a surpresa foi sair de lá totalmente apaixonada por esse prato. Se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer o restaurante, a experiência é super válida.

Ryo Gastronomia
Faixa de preço dos menus: R$ 130 a R$ 290
Rua Pedroso Alvarenga, 665 Itaim Bibi – São Paulo
Atendimento de terça a sábado, das 18h à 23h
Telefone para reservas: (11) 3881-8110
www.ryogastronomia.com.br

You Might Also Like

Comente

Deixe um comentário