Brasil Paraty Viagem

Dois passeios em Paraty para quem visita a cidade pela primeira vez

Fotos: Natalia Valle

Quem me acompanha pelo stories e instagram sabe que recentemente estive em Paraty e aproveitei muito. A última vez que passei por lá foi há 3 anos atrás. Na ocasião dividi dicas com vocês e dessa vez não será diferente. A viagem foi super gostosa e aproveitei para atualizar o roteiro, que vocês poderão conferir nas próximas semanas.

Hoje vou começar indicando dois passeios em Paraty para quem visita a cidade pela primeira vez. Há diversas agências de turismo no centro histórico, optei pela Paraty Tours e tive uma experiência bem agradável. Eles oferecem passeios ecológicos, pelo mar, de jeep, trilhas, culturais, etc. Vale visitar o site para conferir qual se adequa melhor ao seu perfil. Mas se você não souber por qual começar, há dois que considero básicos e obrigatórios.

Passeio de Barco

A maior parte das praias da região é de difícil acesso, a forma mais prática é através destes passeios. Há muitos roteiros com diferentes durações e valores. As saídas acontecem entre 10h30 e 11h, que é quando a maré no porto enche. Em geral, os passeios duram 5h com 3 a 4 paradas nas praias para relaxar e nadar. As agências costumam oferecer almoço (opcional) a bordo da embarcação, geralmente com pratos de peixe.

Recomendo fazer no mínimo dois passeios de barco. Primeiro o básico que passa pelo Saco da Velha, Praia da Conceição e outras ilhas (tem essa opção na Paraty Tours). Posteriormente, um que passe pela região do Mamanguá, que considero a mais bonita (fiz com o pessoal do Banzay e adorei).

Onde comer em Paraty: almoço no Bendita’s

City Tour Cultural

Como dessa vez eu peguei um final de semana com tempo instável, decidi fazer o City Tour e aproveitar a cidade ao invés de passar frio nas praias. A Paraty Tours oferece um regularmente pelo centro histórico com saída às 17h. É uma ótima forma de aprender mais sobre a história do lugar e fazer amizades com outros turistas. O tour custa R$ 25 e tem duração de aproximadamente 2h. Caso você prefira um tour privado é possível agendar dia e horário.

Nossa guia foi muito atenciosa e contou em detalhes a história de Paraty desde sua fundação até os dias de hoje, passando por curiosidades relacionadas a algumas casas, igrejas e ruas. A cidade é Patrimônio Nacional portanto os casarões e igrejas permanecem preservados. A arquitetura colonial é muito fofa, leve sua câmera para fazer lindos registros. O tour é uma aula rica de história. Um tópico que chama atenção de muitos turistas é a cachaça. A bebida teve uma importância econômica muito grande na região por conta dos engenhos de cana-de-açúcar. Até hoje as pingas produzidas em Paraty são consideradas algumas das melhores do país.

Veja onde comprar cachaça em Paraty

passeios em party

Dica extra: Leve um tênis confortável na mala. Paraty não pede salto ou sapatos sofisticados. As ruas feitas com pedras pé-de-moleque são um convite a torcer o pé ou tropeçar. Não diga que não avisei.

Paraty Tours
Av. Roberto Silveira, 479 – Centro, Paraty
www.paratytours.com.br

You Might Also Like

7 comentários

  • Reply
    Wanessa
    11 de setembro de 2017 at 14:01

    bem lindo aí, gostei do passeio parece ter sido bem bom!
    bj

  • Reply
    Mayara Vieira
    11 de setembro de 2017 at 21:29

    Nunca fui a Paraty, mas sempre ouço falar e agora fiquei com ainda mais vontade. Bjs

  • Reply
    Tay Ribeiro
    12 de setembro de 2017 at 1:44

    Sempre quis conhecer Paraty, nos filmes antigos brasileiros em vhs sempre mostrava um pouco da cidade.
    Beijos

  • Reply
    Natz Sodré
    12 de setembro de 2017 at 10:58

    Eu AMO Paraty Nah, vou sempre que possível! Já fiz os passeios que você indicou, meu preferido é o City Tour Cultural, a cidade é um chaaarme! Só não conheço esse restaurante! Quero conhecer em uma próxima ida… Amei as fotos! Beijokas ;)

  • Reply
    Laura Nolasco
    14 de setembro de 2017 at 1:15

    Sempre quis conhecer Paraty, depois do post que a Clara fez no Leuxclair a vontade só aumentou… salvando esse post pra pegar as dicas quando finalmente for!
    Amei o post,
    Beijos!

  • Reply
    Vanessa
    15 de setembro de 2017 at 19:18

    Que sonho poder conhecer Paraty, sempre tive muita vontade de visitar a cidade.
    Gostei muita da dica do City Tour Cultural, com certeza vai ser útil quando eu puder passar por lá.

  • Reply
    Clara F.
    21 de setembro de 2017 at 8:53

    Gostei bastante de Paraty quando fui, pena que estava bastante nublada e fria, hahah. Mas achei muito gracinha e, lendo seu post e vendo suas fotos, tive vontade de voltar. <3

  • Deixe um comentário