
Fotos: Natalia Valle
Recentemente estive no CRAB, na abertura da exposição Entre Contrastes para a imprensa. Adorei o convite, ainda não conhecia o espaço e aproveitei para registrar os detalhes para vocês. O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro fica na Praça Tiradentes, no Rio. O local é um polo de desenvolvimento criativo e comercial, um espaço cultural de diversas atividades com objetivo de promover o artesanato nacional.

O prédio possui três andares com oficinas, midiateca, café e exposições. A mostra Entre Contrastes coloca em foco a qualidade do artesanato catarinense. As peças são lindíssimas e produzidas exclusivamente a partir de resíduos da indústria têxtil e do papel celulose, reforçando a sustentabilidade e o consumo consciente.

Ao todo são 612 peças divididas em diferentes núcleos de produção, vale muito a pena a visita. Uma das minhas preferidas foi o Jardim Vertical feito em crochê pela Ana Gern. A ideia é mostrar aos visitantes as inúmeras possibilidades que se pode criar e recriar utilizando materiais descartados.

A exposição é dividida em cinco ambientes que passeiam por todo o processo e fazem uma viagem no tempo.

Ela começa nos fazeres manuais, passa pela fase de industrialização e chega à realidade atual, onde o que era descartado passa a ganhar novos usos e significados através do olhar do artesão.

As partes que mais gostei foram as duas últimas salas. Uma apresenta objetos do cotidiano, lindos e criativos.

A outra é mais lúdica, revestida com um enorme tapete feito de vários materiais e cores. O visitante é convidado a tirar os sapatos e sentir as diferentes texturas. Todas as salas são lindas, mas esta possui o visual mais impactante.

Na ocasião ainda tive oportunidade de conhecer alguns produtos da culinária catarinense, como o delicioso chocolate da Nugali, creme de parmesão da Pomerode e a linguiça húngara do Olho Embutidos e Defumados.

Cada jornalista recebeu também uma peça de artesanato no press kit. A minha foi um lindo trio de bowls em tons de rosa e vermelho, Das Catarinas. Eles são feitos com tiras de malha de algodão utilizando a técnica de moldagem têxtil, que consiste na sobreposição de cordões unidos um a um com cola aderente.

Se você tiver oportunidade, vá prestigiar o artesanato nacional e se encantar com as peças.
A exposição tem entrada gratuita e fica no CRAB até o dia 12 de Maio.

• Entre Contrastes
Período: 23 de Fevereiro a 12 de Maio
Entrada gratuita
CRAB – Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, 67 – Centro, Rio de Janeiro
www.crab.sebrae.com.br
15 comentários
Fê Gonçalves
14 de março de 2018 at 12:35Adorei a dica Nati, um trabalho mais lindo que o outro. Os artesanatos do nosso Brasil são maravilhosos, tem que ser valorizados mesmo. Um beijo
Camila Faria
14 de março de 2018 at 17:55Oi Natalia, que bonita essa expo. Com certeza vou dar uma conferida quando estiver pelo Centro. Um beijo :*
Janaína Santos
14 de março de 2018 at 21:52Bem interessante essa exposição adorei conhecer um pouco por aqui.
Beijos
Lala Ismerim
15 de março de 2018 at 15:40Que exposição mais linda!!! Fiquei morrendo de vontade de ver pessoalmente.
Sou super apaixonada por artesanato, tanto que sei fazer crochet. E morro de vontade de aprender a fazer tudo que vejo! hehehehe…
Beijo
Wanessa de Almeida
16 de março de 2018 at 21:41que exposição mais linda. Fiquei encantada com tantas cores e design.
bj
Natz Sodré
19 de março de 2018 at 21:11Que exposição mais incrível! Cada detalhe… O artesanato brasileiro é mesmo maravilhoso. Bem legal isso de mostrar todos os processos, ter espaço dedicado para as etapas. Já fiquei com vontade de conhecer! Anotado como dica para quando eu for ao Rio novamente… Beijokas Nah!
Luciana Midory
20 de março de 2018 at 16:30Que coisa mais linda essa exposição! Queria muito visitar, pena que é longe…
Curiosidade: dá pra passar a mão nas peças? Porque artesanato dá essa vontade, né, de sentir a produção com as próprias mãos :)
Natalia
10 de abril de 2018 at 23:53Dá sim, Luciana. É uma experiência bem legal :)
Vestindo Ideias
22 de março de 2018 at 17:12Ai quero que essa exposição venha pra SP! Achei o máximo as instalações e tudo mais!
Karina Muniz
28 de março de 2018 at 22:29ótimo post!
bjs
Tamara Mansur
3 de abril de 2018 at 19:31Olá! Tudo bem?
Adorei as fotos, parece ser tudo linda! Uma oportunidade também paraconhecer o espaço!
Beeijo
Grazy Bernardino
6 de abril de 2018 at 15:30Sou da terra da celulosa e fico faceira quando vejo o conteúdo catarina sendo levado para além. É um orgulho imenso nascer nessa terra tão linda, mas tão esquecida quando precisamos de cultura de fora também. Exportamos bastante mas importamos bem pouco :/.
Natalia
10 de abril de 2018 at 23:49Adorei conhecer mais da cultura de vocês, Grazy.
Ainda quero ir aí ver de pertinho! :)
Desenho
7 de maio de 2018 at 20:40LIindas as fotos perfeitas
Natália
4 de janeiro de 2019 at 14:25Fantástica a exposição e fiquei encantada com as imagens exuberantes. Que maravilha!